4 de fevereiro de 2013

Existe amizade depois do namoro?


Esse assunto surgiu com uma amiga, ela tinha acabado de terminar o namoro e estava com medo de continuar sendo pelo menos amiga do cara e acabar se apaixonando novamente e não ser correspondida. Eu tenho muitas teorias sobre muitos desses assuntos, mas vou falar sobre ser amiga do seu ex – que costuma gerar uma discussão bem longa com todo tipo de opinião. Acho que namorar ou ter uma situação amorosa (que nem sempre é um namoro mas a pessoa acaba virando sua ex depois, generalizando) com alguém é delicado. E virar amiga dela depois é mais delicado ainda. 
Tumblr_lw6fyqh1oc1qb3f0ao1_500_large
Se você quer ser amigo de verdade de uma pessoa por quem já teve sentimentos precisa ter certeza de que:
1. Você não gosta mais da pessoa a.k.a. se ela aparecer com alguém na sua frente você não vai surtar nem um pouquinho;
2. Você não tem química ou sente tesão na pessoa, ou seja, num período de desespero não vai mandar um sms de madrugada (fazer isso é uma grande besteira desde que o mundo é mundo, tenho relatos tensos e fresquinhos desse tipo de situação);
3. Vocês terminaram em termos amigáveis, sem violência emocional ou física;
4. Vocês tinham boa convivência antes ou depois do namoro e mesmo tirando o fator paixão/sexo você gosta de conversar com a pessoa porque têm interesses em comum;
5. Já passou um tempo desde que vocês terminaram – não, não é possível ser BFF de ex uma semana depois do término. Dê um tempo, sim?
6. A outra pessoa se sente da mesma forma.

Eu juro que se esses seis pontos não estiverem BEM definidos, não vai dar certo – principalmente se tratando de um (ex) casal hetero, já que homens tem tendência a recorrer às ex namoradas para um revival quando estão numa fase difícil. Se mesmo com os quatro pontos definidos seu ex quiser um revival… bem, ele não é seu amigo, gata. Ele só quer te comer.
Sempre defendi que você pode sim ser amigo das pessoas que já namorou porque se a pessoa tinha algo legal o suficiente pra fazer você se apaixonar, é porque tem algo que você goste como ser humano. Mas, enfim, eu mesma tenho um ex que está aí pra provar que não é bem assim. Mas isso é pessoal demais já que muitas vezes bons amigos não são bons namorados. E também, bons namorados podem ser péssimos ex-namorados.
Resumindo? Tudo depende de como você se sente, da personalidade das duas pessoas e da circunstância. É um risco. Saiba que a qualquer momento pode acabar assim:

   Mas e aí, na opinião de vocês, existem amizade depois do namoro?

Um comentário:

  1. Nós terminamos á um mês exatamente.Ele é meu melhor amigo e eu sou a melhor amiga dele.Ele seguiu em frente.Eu não.Mas ele estando bem já é o suficiente para eu dormir e acordar sorrindo. <3

    ResponderExcluir