21 de fevereiro de 2011

Ciúmes

Ciúmes é uma forma diferente de dizer “eu te amo, e não suportaria ver alguem ocupando meu lugar”. -
Ciúmes do passado

Não há casal no mundo que não discuta o ciúme, que não vivencie o ciúme. Uns levam o assunto com tranqüilidade, sentem ciúmes civilizados, que não tumultuam a relação. E outros são atormentados por esta praga, não podem olhar para os lados que o parceiro já fica de antena ligada. Uma chateação cotidiana.

Isso é cuidar do relacionamento? Isso é prova de amor? De certo modo, sim, é um zelo, um carinho – desde que as proporções sejam razoáveis. Você não quer perder seu amor para outra pessoa, então fica de olho. Não dá pra dizer que é uma insanidade, você está apenas reafirmando a posse do que julga ser seu.

A sensatez vai pras cucuias quando o ciúme não está mais relacionado ao presente, e sim ao passado de quem você ama, um passado que não foi compartilhado, um passado que você não conhece, um passado onde você não existia, onde você não foi traído, portanto.

Mas uma garota não quer saber de sensatez quando sente uma dor profunda ao ver, por exemplo, fotos do namorado cinco anos atrás, feliz da vida ao lado de amigos e amigas que ela não conhece. Ela sente ciúme dos discos que foram comprados antes da relação começar, sente ciúmes dos presentes que foram recebidos antes, sente ciúmes de roupas que foram compradas sem a opinião dela, sente ciúmes das alegrias que foram vividas bem longe da sua presença. Como você pode acreditar quando ele diz que não consegue se imaginar sendo feliz sem você, se cinco anos atrás ele estava passando férias em Trancoso com um sorriso de orelha a orelha? Algumas pessoas não colocam os pés em lugares onde seu amor foi feliz na companhia de outros. Se ele foi feliz em Trancoso, que Trancoso arda em chamas!

Já não é ciúmes o nome disso. Já nem mesmo é amor.


Se tenho ciúme de ti, não é por possessão. E sim por carinho, amor e dedicação. Meu ciúme por ti é a prova de gostar tanto de você e o medo que tenho de não ter mais você... Sem você meus dias não são os mesmos, preciso de você a todo o momento.

"Se o ciúme é sinal de amor, como querem alguns, é o mesmo que a febre no enfermo. Ela é sinal de que ele vive, porém uma vida enfermica, maldisposta. "
( Miguel de Cervantes ) 

Olha o que você faz, como você consegue me deixar. Odeio quando você é frio comigo, você não é assim. Eu não acredito nela, eu acredito em você. Eu confio em você. Mas tudo me indica a fazer ao contrário, a não confiar. Não aguento mais essa dor dentro de mim, não aguento mais te esperar. Ontem eu te liguei, precisava ouvir a sua voz me chamando de "amor". Será que sou mesmo o seu amor, ou você atende todas assim. Essa duvida, essa incerteza, esses ciumes. Tudo só me prende mais a você. /por mim, ignorem

Sinto ciúmes mesmo sem te ter. E mesmo assim, tenho medo de te perder.

Se estivesse em meu lugar estaria como eu, conheço bem o teu ciúmes é igualzinho ao meu. 

Os ciumentos não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce

"As mulheres não bonitas estão sempre ciumentas dos seus maridos; as bonitas nunca! Não têm tempo. Estão sempre ocupadas com o ciúme em relação aos maridos das outras mulheres." (Oscar Wilde) 

Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela.

"O ciúme traduz o sentimento de propriedade, ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo." 

"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare) 

Eu sou muito insegura, na verdade, eu tenho o maior medo de estar sustentando uma ilusão. Parece um castelo de cartas, qualquer toque errado e já era, sinto que pode acabar a qualquer momento por parte dele, eu me prendo demais a este sentimento e não deixo os outros fluírem, queria tanto ter a certeza de algo mais concreto! 


Talvez o que eu esteja sentindo é ciúme. Mas eu não entendo, parei de te desejar como desejava. Parei de pensar em você, parei de querer você. E agora você tá namorando e eu estou sentindo ciúmes. Mas porque? Eu ainda não entendi, se eu não te quero mais. Eu acho que ainda resta um pouco de você em mim. Eu acho que ainda resta um pouco de amor em mim.

“Não deveríamos ser ciumentos nem quando houvesse motivo para o ser. Somente quem evita provocar ciúme é digno de o merecer.”

3 comentários: